quarta-feira, 11 de janeiro de 2012





Mas o que é, e o que faz um Barista? Especialista em café, resume bem o significado da profissão. Este profissional está dirigido às pessoas que trabalham ou querem se especializar na arte de servir um bom café espresso. O termo Barista é a palavra italiana utilizada para o Barmen/Bartender. "Seu significado vem se expandindo e o Barista está mais próximo de ser entendido com um sommelier do café", conta Arthur.
Café... uma das bebidas mais consumidas no Brasil e no  mundo, e muitos não sabem como isso veio parar aqui. O café é uma fruta e possui 66 espécies diferentes, mas apenas duas delas são de grande importância comercial: a Arábica e a canephora, chamada de robusta, usada para misturar à arábica para o café tradicional, e para o café gourmet usa-se 100% arábica. Para um barista é importante entender as diferenças entre essas duas espécies de café ( arábica e robusta )”.
No Brasil mistura-se essas duas espécies  para formar o Café Tradicional e o Café Gourmet, De acordo com normas técnicas e percentuais permitidos pelo ministério da agricultura: Café Tradicional ( 70% arábica, 30% robusta ) e os cafés gourmet são 100% arábica; porém não basta ser 100% arábica  para que o café seja de alta qualidade. O café é uma fruta que  passa por fases de amadurecimento e na colheita é possível encontrar grãos verdes, vermelhos e pretos. Para um melhor café é preciso extrair das frutas no seu estágio maduro, também chamado de “careja”.
Muitas pessoas gostam de uma xícara de café pelando, claro, gosto não se discute; porém há temperaturas ideais para um bom café. Em muitas cafeterias são utilizadas xícaras de porcelana com uma temperatura acima do ideal para um café espresso. Para um espresso perfeito, a água não deve chegar a 100 graus C, a esta temperatura o café é queimado, a porcelana também não pode estar fria, deve estar morna, evitando assim um choque térmico do café ao cair  à porcelana, em fim, são esses detalhes que nos levou ao prestigio que é hoje.      Fico feliz em ver um cliente pedindo uma xícara não muito quente, geralmente, ele nem sabe o porque mas sabe que não fica bom. “
“ Percebi que o mercado de restaurantes cresceu e ganhou destaque na cidade. O consumidor tem o desejo de algo diferente, ele quer conhecer  marcas de cervejas que não se fabricam aqui no Brasil,  receitas de comidas típicas de outro país, como também querem produtos artesanais fabricados aqui em Friburgo. Sair à noite com uma pessoa que goste, fazer um programa de casal e jantar em um lugar bacana virou status, decidi então fazer parte desse mercado, e com determinação, conseguimos a nossa fatia deste mercado, que a cada dia buscamos mais conhecimento e aprimoramento”, encerra Arthur.

Entrevista a Arthur Ouverney

2 comentários:

  1. O melhor cappuccino de todos!E os amanteigados entao?!Nada mais gostoso!Como deles a mais de 15 anos! :)

    ResponderExcluir
  2. Conheci e gostei muito do estilo.
    Os amanteigados são de desmanchar na boca.
    Os drinks bem deliciosos.
    Comida com paladar a rigor.
    O cappuccino quero muito provar.

    Adorei!
    Fátima

    ResponderExcluir